Se tem uma coisa que me dá calafrios é quando o cliente diz assim:
- “Vou pensar. Depois eu te ligo”.
Ou assim, - “vou ver com meu marido e qualquer coisa eu volto”....
Sério, pode até ser que o cliente ligue ou volte, mas a probabilidade é muito pequena.
Se recentemente aconteceu isso com você, lamento, mas é venda perdida.
Ahh não ser que você tire do cliente a responsabilidade de comprar e pegue pra você a responsabilidade de vender, sacou?
Se durante a negociação você tiver tentado de tudo e mesmo assim o cliente afirma que quer pensar e depois liga, não deixe o cliente sair de sua frente sem a marcação de um novo contato e sem pegar com ele os seus dados.
Pegue telefone, e-mail, whatsapp, se puder até o endereço, e faça um acordo com o cliente.
Quando o cliente disser qualquer coisa eu te ligo, fale assim pra ele:
- “Ok, Eduardo. Sei que você precisa pensar mais pra se decidir e fazer a melhor escolha. Então, na quinta-feira eu te ligo. Prefere pela manhã ou pela tarde?”
Note que, com técnica de fechamento de vendas, não dou a opção dele dizer não.
Afirmo que será na quinta e ofereço dois possíveis horários de retorno.
Ainda assim pode ser que o cliente resista. Mas fazendo dessa forma suas chances de sucesso aumentam drasticamente.
Não é responsabilidade do cliente comprar. É sua responsabilidade vender. Jamais saia de uma negociação sem um acordo, nem que seja de um retorno com dia e horário marcado.
Ahh, e claro, marcou quinta de manha, coloque ai em sua agenda. Tem que ligar na quinta de manhã.
É isso aí, #SemDesculpas e #VamosVender