02 Oct
02Oct

Um dos maiores erros que nós, vendedores, podemos cometer é pré conceituar o cliente pela sua aparência, suas roupas ou até pela sua forma de falar.

Só porque o cliente não se veste adequadamente, não tem uma boa apresentação, não possui uma boa postura ou não aparenta ter “bala na agulha” para fechar negócio, já achamos logo que ele não é potencial cliente.

Tecnicamente falando, sabe como isso vai te atrapalhar? 

Se você não acredita que o cliente irá comprar, por que irá investir tempo e energia naquele atendimento? Por que você iria oferecer os melhores produtos e de maior valor, se você acha que o cliente é duro? Por que iria se entregar àquele atendimento? Por que iria depositar emoção e foco naquela relação?

Com certeza, pré conceituar clientes faz com que você atenda de forma indiferente (desleixada) o que fará você realmente perder a venda.

O contrário também vale. Achar que o cliente tem muita grana e ir com muita sede ao pote, com excesso de confiança, faz você não focar como deve, e acaba se perdendo na negociação.

Pés no chão, sem pré-conceituar e atender todo cliente como se fosse exclusivo. O foco é no cliente e não na venda.

Além disso muitos clientes, apesar de parecerem não ser potencial para o seu produto, enganam.

Faça boas perguntas e descubra o que o cliente PRECISA, QUER e PODE. Em muitos casos, são coisas completamente diferentes. Nem tudo que ele quer, precisa. Nem tudo que ele precisa, pode. Cabe ao bom vendedor descobrir e criar a melhor solução possível, e pré conceituar um cliente é a prova cabal de que você como vendedor não tem a competência necessária para sondar e atender o seu cliente.

Pare de se preocupar com a venda em si e passe a se preocupar em verdadeiramente ajudar os seus clientes a comprarem. A venda é consequência de um serviço bem prestado e de um atendimento bem realizado.

#SemDesculpas e #VamosVender

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