02 Jan
02Jan


Diversos clientes quando começam a falar com a gente perguntam logo de cara: "quanto custa?"

Geralmente não querem nem ouvir o que você tem a dizer, querem saber logo o preço já pensando em pedir desconto.

Sei o quanto é difícil contornar a situação. Mas sei também que não é impossível.

A reflexão é essa aqui: sempre que você dá o preço antes de mostrar as qualidades, benefícios e vantagens do seu produto, o cliente terá a sensação de que está muito caro. Pois ele ainda não sabe o que o seu produto tem de melhor.


Certa vez fui em diversas concessionárias afim de trocar o meu carro que já estava velhinho.

Lembro perfeitamente eu entrando em uma delas, parando de frente pra um dos modelos quando um dos vendedores me deu bom dia e pediu para que eu ficasse a vontade. Entrei no carro e quando sai, perguntei assim, esse modelo aqui está quanto?

Ele de bate pronto me respondeu: R$79.900.

Na mesma hora pensei: "Deus me livre 80 mil reais em um carro. Trabalho muito pra gastar isso tudo de grana".

E fui embora. Me sentindo ofendido pelo valor do carro.

Em uma outra situação, nessa mesma época fui numa concessionária concorrente e parei de frente pra um carro modelo similar, quando o vendedor me abordou e eu falei que estava só dando a famosa "olhadinha", de curioso. 

Não satisfeito o vendedor me perguntou: "já conhece esse carro e toda sua tecnologia?"

E eu falei que sim, que conhecia, e mesmo assim ele pediu para que eu entrasse no carro e me deu uma verdadeira aula sobre as dezenas de botões do painel, ligou o motor, o ar condicionado, abriu o capô...

Após toda sua paciente apresentação do veículo, perguntei: "com tudo isso aí deve ser uma nota preta, né? Quanto tá?"

Ele me respondeu sem titubear - "R$80.900 reais" - e ficou calado.

Eu parei, fiquei olhando o carro (ele era todo preto e brilhava muito) e pensei: "P@rr#, R$80.900, mas é um senhor carro."

Dois carros semelhantes e praticamente com o mesmo preço, sendo um extremamente caro e o outro extremamente valioso.

Um vendedor me atendeu. O outro me vendeu um carro e seus valores.

Qual o verdadeiro valor do seu produto? O que você anda vendendo para os seus clientes, preço ou valor?

#Semdesculpas e #vamosvender hein.

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